Abscesso Cerebral

O abscesso cerebral é um processo inflamatório infecioso no cérebro. Ele começa como uma inflamação localizada, conhecida como cerebrite.

Caso não seja tratada ela evolui com a formação de coleções encapsuladas contendo pus, células inflamatórias e células do tecido cerebral mortas.​

As coleções inflamatórias podem conter um ou múltiplos tipos de microorganismos diferentes como: fungos, bactérias e entre outros.

Sintomas

• A dor de cabeça é o sintoma mais comum de um abscesso cerebral ocorrendo em 69% dos casos, embora uma das queixas médicas mais comuns e não ajude os pacientes a pensar no diagnóstico . A dor geralmente é localizada no lado do abscesso, e seu início pode ser gradual ou repentino. A dor tende a ser forte e não aliviada por analgésicos comuns.
  • Mudanças no estado mental como confusão mental, sonolência, alterações do comportamento, coma são indicativos de inchaço cerebral grave e indicam mal prognóstico.
  • O vômito geralmente se desenvolve em associação com o aumento da pressão intracraniana

Tratamentos

• O tratamento bem sucedido de um abscesso cerebral geralmente requer uma combinação de antibióticos e drenagem cirúrgica. O neurocirurgião precisa ser acionado no momento inicial do diagnóstico. A aspiração ou drenagem cirúrgica pode ser necessária para o diagnóstico e para o tratamento.
  • É recomendada a terapia antimicrobiana empírica para todos os pacientes com abscesso cerebral até o isolamento do agente causal. O isolamento dos agentes causais pode ser feito por drenagem cirúrgica, cultura do sangue, cultura do líquor ou de cultura materiais extraídos de outros locais do corpo.